Normalmente as cores mais usadas mudam a cada estação, sempre existe as que estão em alta em determinada época do ano. Se você quiser andar de acordo com a moda, é só ficar ligada nas tendências. A liberdade de combinações é muito grande quando há, pelo menos, uma certa harmonia.
Mas mesmo com essa liberdade, existem algumas dicas sobre cores e estampas que sempre serão úteis independente da tendência:
- Para usar uma peça de cor vibrante, forte, prefira como acompanhamento uma peça de cor neutra, como o preto, cinza, branco, jeans, cru, gelo e azul marinho.
- Evite misturar duas peças lisas de cor vibrante. Para ficar mais harmonioso, misture as cores nas estampas.
- Não use tudo da mesma cor, roupas e acessórios combinando demais. Exemplo: Uma calça jeans, com uma blusa vermelha, bolsa vermelha, sapato vermelho, pulseira vermelha e batom vermelho. Fica exagerado e cafona, prefira usar duas peças na mesma cor, as outras você pode usar na cor neutra ou misturar uma cor que fique combine com o vermelho. Muitas vezes a graça está na mistura de cores.
- Para um look mais sofisticado e discreto, use combinações de cores neutras. Exemplo: preto e branco, azul marinho e gelo.
- Se a peça for de uma cor só, invista em acessórios metalizados. Exemplo: um vestido básico na cor cru, com acessórios dourados.
- A bolsa e os sapatos não precisam ser da mesma cor. Você pode optar por combinar a bolsa com a roupa. Exemplo: uma calça jeans com uma blusa branca e um sapato verde. A bolsa pode ser em uma estampa preto e branco, não precisa ser necessariamente verde ou com detalhes em verde.
- A mesma dica segue para os cintos que não precisam ser da mesma cor dos sapatos e podem ter tons diferentes. Exemplo: um cinto cru, pode ser usado com um sapato bege, preto, colorido etc.
- Os vestidos, seja de cor vibrante ou não, recebem muito bem um sapato colorido, podendo se tornar o destaque do look.
- Para as roupas muito estampadas, escolha um sapato mais básico com cores neutras.