A história das roupas de banho começa no século XIX quando as pessoas começaram a encarar o sol e a praia como uma maneira saudável de se divertir. Como as roupas das mulheres naquela época eram muito pesadas e usava-se muitas camadas, desenvolveu-se um macacão para aproveitar os dias de sol.
Já no século XX, as roupas começaram a mudar e não foi diferente com os trajes de banho, eles se tornaram menores e mais justos, começaram a marcar mais o corpo e mostrá-lo mais. Para a época era um escândalo, apesar de hoje nos parecer grandes demais. Além de tudo ainda eram pesados, por causa dos tecidos grossos que eram usados para evitar transparência, alguns eram confeccionados com lã.
O cinema dos anos 30 difundiu os maiôs que deixavam à mostra toda a perna, nessa época uma infinidade de modelos foram criados. Chanel foi a estilista que mais se destacou, por lançar moda com muitos itens para se usar na praia, como as pantalonas de tecido leve e os enormes chapéus, que até hoje são sinônimo de elegância para as mulheres.
Já os biquínis foram criados no pós-guerra (depois de 45), se os maiôs já eram muito ousados, é possível imaginar o impacto negativo que causou as peças que permitiam mostrar uma parte da barriga já que a calcinha ia até o umbigo. Por isso os biquínis demoraram para conquistar o gosto das moças e ser aceito.
As pin-ups foram figuras muito populares na década de 1940, com um jeito sensual elas conquistavam os homens ao mesmo tempo que causavam uma sensação polêmica, principalmente por posarem para fotos vestidas com maiôs e biquínis, que para época não eram peças muito adequadas.
O biquíni certo para todos os tipos de corpo:
Cada mulher tem seu próprio biotipo e os diferentes modelos de biquínis podem acentuar as qualidades ou mesmo destacar algo que não lhe cai bem, por isso é recomendado atentar-se para detalhes do seu corpo e aos estilos de traje de banho que mais te valorizam.
As roupas de banho tem acompanhantes, isto é, outras peças que servem para complementá-las, como vestidos, saídas de banho, shortinhos e chinelos que são a cara do verão, ou de qualquer dia ensolarado na beira da piscina ou na areia da praia.
Esse tipo de roupa pede cor e leveza, os dias quentes requerem tecidos finos e frescos em cores claras. Os vestidos com estampas alegres são uma boa opção para acompanhar os biquínis nos clubes e praias. Se preferir usar shorts, escolha um que valorize seu corpo, os jeans são permitidos, as saias e até calças de malhas ou tecidos transparentes podem ser usados para esse fim.
Os acessórios são essenciais, as bolsas seguem o mesmo padrão das roupas, de tecido, com desenhos ou lisas devem ser simples e espaçosas. As bolsas de palha estão voltando, são armadas e podem ser muito práticas para esse tipo de evento. Os óculos de sol complementam o visual, tenha um sempre a mão, com proteção, lentes bem conservadas e o modelo que mais combinar com seu rosto.