A moda infantil está em alta e quando as crianças criam certa autonomia, elas mesmas escolhem o que vestem. O mais curioso é que estilo delas vai mudando, antes as meninas costumavam vestir vestidos, os meninos calças curtas, hoje eles seguem os mesmos padrões dos adultos.As marcas do ramo de roupa infantil tem vendido muito, investem nos diferentes estilos de roupa, para ambos os sexos, pois acredita-se que eles, desde de pequenos já sabem seguir tendências e sabem o que mais combina com sua personalidade. Antigamente era diferente as roupas para crianças seguiam um padrão e os pais escolhiam para seus filhos o que lhes convinha.
O importante é lembrar que as roupas infantis devem ser trocadas com mais frequência, elas são perdidas facilmente por causa da fase de crescimento na qual se encontram. Além disso, o desgaste é maior, pois as crianças não tem o mesmo cuidado dos adultos. Estão sempre brincando sentam e deitam em qualquer lugar, então as roupas sujam mais, precisam ser lavadas com mais afinco, tudo isso contribui para uma vida útil menor.
O mercado tem investido pesado nas roupas infantis, criando produtos para crianças nos mesmos moldes dos adultos. Marcas internacionalmente famosas tem criado jeans e outras linhas direcionadas para moda infanto-juvenil. Essa criação leva os pais, que gostam e consomem essas marcas, a comprarem para os filhos o que usam e aprovam, criando nos pequenos consumidores uma espécie de fidelidade a marca, pois vão crescer gostando delas.
Mais do que investir em roupas renomadas, as crianças precisam ter roupas confortáveis que não atrapalhe suas brincadeiras ou que limite seus movimentos. Essa é uma fase da vida que precisam ter liberdade de brincar, correr, se divertir sem se sentirem presos a qualquer incômodo causado pelas roupas.
Os pais precisam se preocupar com a saúde das crianças acima da estética, o ideal é saber se desde bebê seu filho tem alergia a algum tipo de tecido ou coloração e banir esse tipo de material da vida dele. Outro ponto importante é procurar roupas do tamanho certo deles, as roupas muito grandes assim como as pequenas demais não os deixam a vontade.
Veja as dicas para dar mais segurança e conforto às crianças:
As meninas tem um ídolo no que diz respeito a moda, a boneca Barbie, ligada a feminilidade, consumismo e bom gosto, ela está sempre bem vestida e feliz e o mercado explora isso nos produtos que leva para as meninas do mundo todo.
O rosa nesses casos é a cor predominante, em todas as roupas e acessórios que levam a marca da Barbie tem pelo menos um detalhe dessa cor. Já para os meninos as cores são mais vibrantes ou escuras e as estampas são de super-heróis e carros de corrida. Eles adoram esse universo de velocidade, com personagens fortes e heroicos.
Nas roupas dos garotos encontram-se sempre os personagens mais cultuados de filmes famosos e desenhos animados. Eles adoram se associar com os homens fortes e poderosos, por isso gostam deles estampados em suas roupas.