O jeans foi inicialmente criado para atender às necessidades dos mineiros americanos que exerciam um trabalho árduo no final do século XIX, durante a conquista do Oeste dos Estados Unidos. Para esses trabalhadores as roupas eram pouco duráveis, necessitavam trocá-las muito frequentemente até Levi Strauss inventar o blue jeans, um material têxtil muito mais resistente que os demais e que atendia as suas necessidades.
O jeans se popularizou através do cinema, na década de 1950 entre a juventude, com ícones como Marlon Brando e James Dean. A partir daí se tornou uma peça básica tanto para homens quanto para mulheres. Hoje é indispensável pela sua praticidade e versatilidade.
Os maiores nomes da moda internacional foram os responsáveis por colocar o jeans na passarela e difundi-lo como material fashion. Marcas como Levi's, Calvin Klein e Pierre Cardin colocaram no jeans suas etiquetas, transformando a roupa, primeiramente usada por trabalhadores braçais, em símbolo de status social a partir da década de 70.
Em muitos modelos, a calça jeans atende a algumas necessidades básicas, é uma calça para se usar no dia a dia, para sair, para balada e muitos outros eventos, mas há ocasiões em que o jeans não pode nem ser cogitado, por ser uma roupa muito informal.
Veja a seguir alguns modelos de calça jeans:
Cintura alta: é o modelo mais antigo dos jeans, ele marca a cintura, ou seja seu cós está acima do umbigo, e a região das coxas não é muito marcada, tendo na perna um corte reto. O tipo de corpo ideal para se usar esse modelo são os mais esguios (altos e magros), para os homens e mulheres, mas também é adequado aos mais gordinhos porque disfarça algumas saliências;
Cintura baixa: calça com o cós abaixo do umbigo, esses modelos exigem muita atenção, porque se for baixo demais pode marcar muito o corpo, deixando a mostra algumas gordurinhas, principalmente no caso das mulheres que usam calças mais justas;
Calça skinny: são os cortes mais sequinhos, que ficam justos em todo comprimento da perna. São mais recomendados para quem tem as pernas finas e quadril estreito. Pode ser usado com blusas mais soltas e qualquer tipo de sapato;
Boyfriend: são modelos inspirados no guarda-roupa masculino, são mais confortáveis por ser mais larguinho, as meninas baixas devem ter cuidado para não usar as calças muito folgadas pois achatam o corpo, deixando-as menores;
Dicas de jeans para cada tipo de corpo:
A jaqueta jeans é uma peça essencial no armário, ela está sempre indo e vindo nas tendências da moda. Pode compor qualquer look, é versátil, possui inúmeros modelos, cortes, lavagens e pode ser usada nos dias mais amenos. Os casacos jeans são vendidos em modelos bem diferentes, até no estilo clássico dos terninhos.
Para usá-los não tem que seguir regras, é recomendável, apenas, prestar atenção no seu tipo de corpo, na roupa que vai usar por baixo, em que tipo de ocasião você vai vestindo-o, são só algumas indicações básicas. Afinal a jaqueta jeans é bastante democrática podendo seguir o look esportivo ou mais feminino, inclusive com vestidos.