Tipos de Casacos

Mulher CasacoSobretudo

Casaco usado como última camada, tem comprimento e não deve ser grosso demais ou ter volume exagerado. Os modelos clássicos geralmente tem corte de alfaiate. As cores escuras ou pastéis são os mais recomendados, pois combinam com todas as roupas. É preciso observar o caimento dele no corpo antes de comprar, os ombros devem estar bem estruturados e a cintura, no caso dos modelos femininos, deve ser bem marcada. Para os mais baixos o comprimento não deve ultrapassar os joelhos, já para os de maior estatura isso é permitido.

Terninhos

Esses modelos inspirados no universo masculino recebeu toques bem femininos e são peças indispensáveis no guarda-roupa de uma mulher, pois são adequados a muitas ocasiões formais. A preocupação com esse tipo de casaco deve ser no tipo de corte, os acinturados caem bem em qualquer tipo de corpo por modelá-lo, a cava deve ser bem situada para não ficar muito apertada ou mesmo fofa. As mais magras devem preferir os modelos com menos botões e as mais cheinhas ou que tenham mais busto ficam melhor com os modelos mais fechados.

Casaco curto

Eles podem ser grossos ou finos, discretos ou cheios de detalhes, podem ser usados de noite ou de dia. Ficam muito bem com vestido de festa ou com jeans e camiseta, são pequenos e fáceis de carregar, além de vestir muito bem. Prefira as cores mais discretas para usar no seu dia-a-dia e um mais glamouroso para sair à noite. Moleton para usar no inverno.

Moletom

Um tipo de tecido usado para fazer o casaco de estilo casual, bastante ligado a ideia de juventude, é mais despojado e deve ser usado em ocasiões mais informais, para ir à escola ou faculdade, por exemplo. Porém, ele está ganhando um novo status, alguns podem até ser usados para ir para balada, pois tem brilho, bordados e outras aplicações que podem transformá-lo em acessório chique. Também está sendo usado como matéria-prima de bolsas femininas e blusas por algumas marcas famosas.

Cardigã

Feito para aquecer os soldados no final do século XIX, a responsável por ter adaptado a peça para o guarda-roupa feminino foi a estilista francesa Coco Chanel ainda nas primeiras décadas do século passado. É um casaco fino, clássico e prático, usado em dias amenos, combina com qualquer look, desde um despojado jeans com camiseta até um visual mais arrumadinho, como vestidinhos.

Casaco de couro

É um clássico, tanto para homens quanto para mulheres. Existem vários estilos de jaquetas de couro, desde os mais esportivos até os de corte de alfaiate.

Meia Calça

É um bom item para se ter no armário, principalmente no inverno. Fica lindo com vestidos e até com shortinho, se souber combinar com o sapato, claro. A meia-calça está sempre em alta nas épocas mais frias do ano, principalmente as mais grossas (opacas). As finas, transparentes, podem ser usadas em qualquer clima, pois realçam as pernas, deixando-as mais torneadas e disfarçando as imperfeições.

É preciso ter cuidado com meia-calça estampada e com alto relevo, não é com qualquer roupa, nem com todos os tipos de sapato que podemos usá-las e não são todas as mulheres que ficam bem com elas. Quem tem a perna muito grossa deve evitar esse tipo de meia-calça, e só usá-la com vestidos lisos, nada de misturar texturas, pode ficar muito chamativo e desconexo.

Roupas de Cores Escuras

O inverno é aquela época do ano em que as cores, na moda, se tornam mais escuras, o marrom, o cinza e preto são as mais comuns. Isso se deve ao clima menos ensolarado e que toma conta dessa estação.

Apesar de escuras e fechadas essas cores podem se tornar bonitas com boas combinações e sempre veem renovadas com novos modelos e contextos a cada coleção todos os anos. As cores quentes podem dar um ótimo contraste, mas é preciso pesar e não misturar muito para não ficar exagerado.

Roupas de Tricô

O tricô é uma tradição, há muito tempo as mulheres usam a lã extraída das ovelhas para tecer roupas e cobertores visando proteger a família do frio intenso do inverno.

A personagem da Odisseia, Penélope, usou a técnica do tricô para tecer a mortalha, que fazia durante o dia e desmanchava de noite enquanto esperava seu marido Ulísses voltar da guerra e ganhava tempo para não se casar com os pretendentes que a cortejavam.

Embora seja um velho conhecido, esse tipo de tecelagem não se tornou brega ou ultrapassado, hoje podemos ver jovens que se vestem com diferentes tipos de roupa de tricô, que vão desde casacos até vestidos. A técnica foi aprimorada pelos belgas e ingleses, que já faziam cachecóis para o período de inverno, na Idade Média. Hoje existe o tricô feito industrialmente, com diferentes tipos de lãs, criando muita variedade para os consumidores. 

Meias, cachecóis e casacos de tricô ainda são muito utilizados, nos lugares onde o inverno é muito rigoroso. Nesses locais, esse tipo de roupa nunca sai de moda. O mais legal é que pode ser feito a mão, qualquer pessoa pode aprender e confeccionar uma peça de tricô, basta ter a receita do modelo desejado, que nada mais é que um manual que guiará a pessoa que irá tricotar.

O tricô é muito usado para fazer roupinhas para bebês, muitas mães passam a gravidez fazendo casacos e meias para os filhos que estão por vir. Apesar de ser um costume muito antigo fazer esse tipo de roupa requer cuidados especiais, como utilização de lã antialérgica, afinal criança tem maior sensibilidade e esse tipo de material é muito propício a proliferação de acros e fungos que podem prejudicar a saúde dos pequenos.